18 agosto, 2006

Phantom System Multiuso

Vamos inaugurar os post sérios dessa bagaça com o Phantom System Multiuso.


O projeto é simples, mas torna o melhor clone nacional do NES algo muito prático, principalmente pra quem quer usar acessórios originais do NES nele.

As modificações:

  • Instalação de uma fonte interna, com plugue de 3 pinos pra energia.

  • Instalação de duas portas de controles, no padrão original do NES, replicando as portas 1 e 2 do Phantom. ( Tanto as portas db9 quanto as originais podem ser usadas)

Primeiro fizemos a instalação da fonte do aparelho, devidamente descabaçada, dentro do console. Easy task! Tem espaço de sobra pra ela lá dentro. Pra ficar bonitinho, foi encravado um plugue de 3 pinos desses de fonte de PC, pra que qualquer cabo neste padrão possa ser usado. O Micromotor do Júlio foi perfeito para que eu fizesse o corte na carcaça do Phantom perfeitamente.

Mestre Osama percebeu que um CI da placa-mãe estava fudido e mergulhou nuns sites obscuros para achar o esquema lógico dele e ressoldar um equivalente na placa. Apesar de não entender nada do que ele estava falando (Osama as vezes esquece o klingon e fala português) , a coisa deu certo. The Phantom Reborn!!

Em seguida, destrinchamos o esquema dos conectores da Nintendo e do conector DB9 do Phantom, pra saber quem soldar em quem. Ficou claro que soldar os fiozinhos do cabo de rede (sim, o RJ45 é o melhor amigo do hackeador de ideogames bizarros) na parte de baixo da placa-mãe era a melhor opção. Nesse ponto, a habilidade do nosso Soldering Guy, Júlio Moura, foi decisiva, pq a porra do ferro de solda dele tem a ponteira enorme!

Aí veio o martírio. Eu tinha que cortar os buracos na frente do Phantom para encaixar os conectores do NES e dar o acabamento. Mas o Sr. Júlio emprestou o micromotor para o Sr. Osama, que esqueceu na sua caverna-bunker!! Como somente o Sr. Júlio é o Homem Paciência, não quis esperar outro dia e acabei fazendo os furos derretendo a carcaça com o ferro de solda e dando o formato com uma lâmina de tesoura, The Macho Method!

Finalmente, testamos a bagaça com um Road Fighter e um Gauntlet, ambos da Gradiente/Falcon Soft e o treco funcionou direitinho!

Agora o Phantom, que é um clone melhor até mesmo que o próprio NES, pode usar os acessórios originais da Nintendo, sem perder a capacidade de usar seus controles chupinhados do Genesis. Fica a gosto do freguês!

Os malfeitores:

The Boss, The Chairman, O dono do site... Peçam a Benção!!Saulo San - Idealizador da bagaça e Chairman desta porra... Googlou muito pra achar o esquema do conector do Phantom, futucou, limpou e cortou e colou a carcaça do danado. Canibalizou NESes, cabos de rede e, por ser uma negação em eletrônica, deu muitos palpites. Arriscou soldar a fonte interna e até que deu certo!

O Homem Paciênca, o Homem Organização. O Homem SoldaJúlio Moura - The Soldering Guy. O Cara que consegue soldar fios de cabo de rede muito próximos uns dos outros com um ferro cuja ponteira é mais larga que uma chave de fenda de montar guarda-roupas. Hombre paciente e dedicado, que Deus sabe porque, anda com a gente, uma vez que não toma cerveja...


Everytime you drop the bomb you kill the God your child has bornOsama Bin Laden - A lenda, o mito. Muitos pensam que está numa caverna no Afeganistão, mas na verdade, o homem está no Rio de Janeiro, onde respira eletrônica e física, destrincha esquemas lógicos de CIs mortos de Videogames obscuros e fala como se aquilo tudo fosse a coisa mais trivial do mundo. E conserta os danados!